top of page
Debate: "Exercício da Cidadania nos Media"

 

A par de uma colega de turma, fui moderador de um debate inserido na iniciativa "7 Dias com os Media".

Debruça-se na opinião de três estudantes e ex-estudantes universitárias, relativamente a três subtemas chave:

  • Acesso aos media;

  • Participação nos media;

  • Consumo dos media.

O debate ocorreu na Antena Minha, tendo sido transmitido no dia 8 de Maio, entre as 18 e as 19 horas.

 

Link do podcast
http://www.antena-minho.pt/podcasts.php

 

Clique para ver o making-of

Extras

 

Produtos elaborados no seio de unidades curriculares não orientadas para a produção de peças jornalísticas e, ainda, no âmbito de experiências extra-curriculares.   

Entrevista: “O voluntariado já é reconhecido a nível nacional como um direito e um dever”

 

Amélia Pereira, coordenadora do Banco do Voluntariado em Braga, afirmou em entrevista à Habitat, que no primeiro trimestre deste ano a organização registou “mais inscrições do que no ano completo de 2013”. Destacou, ainda, a nova posição conferida ao voluntariado por parte do Estado. “Já está legislado e não estava até há muito pouco tempo”, explicou.

Voluntária há mais de 30 anos, Amélia Pereira acompanha o percurso do Banco do Voluntariado desde a sua inauguração - em 2006 -, e refere que o objetivo destas instituições passa por “preparar as pessoas para ir para o terreno”. Ainda sobre este assunto, considerou: “É preciso ter formação enquanto pessoa. Muitas vezes não é quem tem formação superior que é melhor voluntário”.

O voluntariado empresarial tem sido uma das novas apostas do Banco, um dos setores que mais tem evoluído. Também segundo Amélia Pereira, o principal objetivo das ações voluntárias é combater “o isolamento dos idosos e dos deficientes” e apoiar “as famílias de pessoas portadores de deficiência”.

Quando questionada sobre aquilo que a motivou a torna-se voluntária, Amélia Pereira destacou: “São as experiências. O lidar com o público. Ia ficar muito frustrada se tivesse de ficar fechada num gabinete”.

A coordenadora do Banco do Voluntariado de Braga chama ainda a atenção para a possibilidade dos voluntários criarem “os seus próprios projetos” quando as suas motivações “não se enquadram nos pedidos das entidades”.

 

Ler entrevista na íntegra

Curta-metragem: "A Quebra do Verniz"

 

Trabalho desenvolvido no âmbito do Atelier I, no primeiro ano da licenciatura. Ultrapassou o âmbito académico, tendo concorrido no festival de cinema "Fantasporto". 

 

Utiliza o cinema mudo e a preto e branco para narrar um triângulo amoroso em que a traição e a sede de vingança dominam.

 

Trata-se de um projeto de grupo e que contou com a colaboração de atores amadores.  

bottom of page